odontologia online lipomaOs Lipomas na cavidade oral, embora raros, podem aparecer como lesões pedunculadas, assintomáticas, com aspecto amarelado, recobertas por um tecido de mucosa normal. Normalmente não aparece ulcerações, ferimentos, confundindo-se muitas vezes pela coloração semelhante com a mucosa adjacente confundindo o seu diagnóstico clínico, na palpação o tecido em seu interior apresenta uma flutuação, podendo levar muitas vezes ao erro de diagnóstico com rânula.

Em alguns casos as lesões podem interferir na adaptação de próteses, fala, deglutição, as lesões superficiais externas podem em alguns casos apresentarem crescimento exacerbado, causando alterações estéticas sérias, e em casos no qual a lesão desenvolve-se internamente podem comprimir estruturas anexas e apresentarem sintomas dolorosos.

O lipoma,  a sua etiologia, aparecimento embora incerta, apontam como causas, possíveis traumas, causas hereditárias, endócrinas, passando inclusive por origens embriológicas, de aparecimento mais comum em pessoas obesas.

Torna-se fundamental a orientação do paciente para a procura por um serviço odontológico para cura do lipoma, evitando transtornos maiores pelo progressivo aumento da lesão, no entando observa-se que a procura só se manifesta nos casos de sintomatologia dolorosa, má adaptação de proteses, ou causas de natureza estética.